Como ler os rótulos dos alimentos industrializados
Uma das etapas mais importantes em um processo de emagrecimento é a reeducação alimentar, onde a pessoa aprende a escolher o próprio alimento sem que fique a vida toda na dependência de uma nutricionista e de um plano alimentar montado.
Considero que este é o primeiro passo para a perda de peso com saúde e sem efeito sanfona.
Se falarmos de reeducação alimentar, não podemos deixar de falar dos alimentos industrializados, pois eles são um dos maiores vilões no processo de emagrecimento e na saúde.
Além de esconderem muita coisa, a indústria ainda faz parecer que eles são mocinhos. Uma das coisas a que me dedico durante uma consulta nutricional é a ensinar o cliente a ler rótulos e identificar o que pode ser prejudicial à saúde.
Algumas dicas sobre como escolher melhor os alimentos e o que se deve evitar ao comprar alimentos industrializados:
• Os ingredientes do rótulo devem sempre ser escritos da maior quantidade para a menor, por exemplo, quero comprar uma granola de frutos vermelhos onde o primeiro ingrediente descrito é “flocos de cereais”, o segundo: açúcar, o terceiro: óleo de girassol, o quarto: frutos vermelhos desidratados. Isso mostra que a granola que eu vou comer não é de frutos vermelhos, mas de açúcar. Agora, se eu comprar uma em que o açúcar é o antepenúltimo , e antes eu tenho aveia em flocos, castanhas, banana desidratada, etc., mostra que minha granola não está tão ruim assim.
• Os aditivos podem vir descritos nos rótulos como uma sigla, que é a letra E seguida por 3 ou 4 dígitos. O que sempre digo é: quanto menos E, melhor! Mas aqui vão alguns Es que devem ser evitados mesmo, pois já há diversos estudos mostrando que eles são a causa de alguns problemas como hiperatividade, Eczemas, Asma, câncer… são eles: E102 – corante tartrazina, E120 – ácido carmínico, E124 – corante vermelho, E133 – corante azul brilhante, E621 – Glutamato Monossódico, E951 – Aspartame, E950 – Acessulfame de potássio.
• Outra coisa que devemos sempre ficar de olho é no açúcar. Já vi produtos em que se diz no rótulo: “sem açúcar adicionado”, mas quando se olha os ingredientes o segundo ingrediente é frutose. Lembre-se sempre: FRUTOSE SÓ NA FRUTA!, se algum produto industrializado tiver frutose adicionada nem compra, boa coisa não é. Outros nomes que são bonitinhos, mas na verdade significam açúcar: açúcar invertido, açúcar mascavado, sacarose, maltose, dextrose, lactose, frutose, glicose ou glucose, xarope de glicose, xarope de milho, entre outros xaropes.
O mais importante de tudo: consciência na hora da compra. Leia o rótulo antes de comprar. Quanto menos ingredientes no produto, melhor.
Até Breve