A importância da vitamina D

O assunto da vez é sobre a importância da vitamina D. Depois de algumas experiências no consultório me deixam um pouco mais reflexiva 🤔🤔…

Para iniciar o assunto, sobre as análises, porque muitos dos meus pacientes chegam ao consultório com resultados de análises solicitados pelos seus médicos, ou quase nunca tem vitamina D solicitada ou, quando tem, quase sempre o resultado é: Vitamina D abaixo de 20ng/ml. Sendo o ideal é estar acima de 40ng/ml (para pessoas saudáveis, pessoas com doenças autoimunes a  questão é outra, é preciso mais ainda).

Quando eu vejo resultados tão baixos, geralmente pergunto ao paciente se já está suplementando, a resposta é quase sempre: Não. 😩 – Por vários motivos que não vou ficar especificando aqui.

Não acho que a suplementação de vitamina D é pra todos, mas todos que estão com a vitamina D abaixo do ideal, esta deve sim ser suplementada.

Alguns casos quando a suplementação da vitamina D é mais recomendada:

🔴 Baixa exposição solar,

🔴 Obesidade,

🔴 Idade avançada

🔴 Problemas intestinais,

🔴 Problemas hepáticos,

🔴 Insuficiência renal,

🔴 Doenças autoimunes.

Além disso, antigamente achava-se que a única função da vitamina D era ajudar na calcificação óssea, e sim sabemos que ela aumenta a absorção de cálcio no intestino! Mas além disso, hoje, já sabemos muitas outras funcionalidades acerca da vitamina D e que ela desempenha muitas outras funções no nosso organismo:

✔️Modular os níveis de dopamina, serotonina e acetilcolina. Está se sentindo triste, pra baixo? Pode ser deficiência de vitamina D.

✔️Elevar os níveis e isso ajudará a manter a integridade da barreira intestinal, na prevenção de alergias e de doenças inflamatórias.

✔️Modular o sistema imunológico, ou seja, ajuda na prevenção de doenças e de alergias.

✔️Melhorar a saúde hormonal.

✔️Ajudar na prevenção ao cancro.

✔️Ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Olhando pra todas estas funções, vemos que a vitamina D não é algo que possa ser negligenciado.