Um dos maiores vilões para o emagrecimento é o hábito de beliscar, aquele hábito de estar a todo o tempo a mastigar algo.
Quando pensamos em emagrecimento, temos sim que, entre outros aspetos, ter uma dieta com défice calórico⬇️, ou seja, precisamos gastar mais energia do que consumimos. Com o hábito de beliscar temos o problema de estar a ingerir calorias em grande parte do tempo.
Então se você têm esse hábito, siga estas dicas:
🔶 Inclua uma fonte de proteína ( ovo, grão de bico, whey protein, e outros) na sua primeira refeição do dia. 🥚 Com isso, modulamos as hormonas de fome e saciedade.
🔶 Capriche nas principais refeições (almoço e jantar), consuma alimentos ricos em proteína, gordura boa e fibras, estes três juntos também ajudam na saciedade.🥦
🔶 Coma devagar enquanto se alimenta, foque na comida, pouse os talheres na mesa enquanto mastiga.
🔶 Beba água! Às vezes o hábito de beliscar é só um sinal de que precisa beber água. Antes de pegar qualquer coisa na bolsa ou no frigorífico, beba água.
🔶Inclua alimentos com fonte de apigenina na sua dieta, os mais comuns são chá de camomila (faça com a erva mesmo), o aipo, a salsa e o extrato de própolis. A apigenina ajuda a mandar embora esta vontade de beliscar.
🔶 Inclua gengibre na dieta, pode ser tempero, chá, sumo… O gengibre ajuda a evitar aquela vontade de comer doces.
🔶 Inclua chocolate amargo na dieta, utilize no meio da tarde ou uns 40 minutos antes daquele horário que já sabe que dá mais vontade de mastigar. O chocolate ajuda na produção de serotonina, logo ajuda na ansiedade. O hábito de beliscar, na maior parte das vezes, é provocado pela ansiedade.
🔶 Analise como está o seu intestino, se ele funciona mal, se também tem tendência a ansiedade, logo a beliscar.
🔶 Consuma chás variados ao longo do dia. Deu vontade de beliscar? Ao invés pegar qualquer coisa para mastigar, prepare um chá bem aromatizado (só não vale colocar açúcar)
🔶 E por último, avalie como está o seu sono, se ele está ruim, as hormonas de fome e saciedade estão alterados, além disso, sono ruim e ansiedade andam juntos.
Se essas dicas foram úteis e fizeram sentido para você, use-as na sua rotina. Mas também lembre-se de manter uma consulta regular com o seu nutricionista de confiança, para que juntos tenham estratégias para emagrecer com saúde ou manter a sua saúde em primeiro lugar!