Bem vindos
É com imenso prazer e alegria que escrevo esse primeiro post para o meu blog. Vou aqui contar um pouquinho da minha trajetória como nutricionista e aqui em Portugal.
Eu sou brasileira, me formei no Rio de Janeiro, em 2010. Desde que me formei atuei como nutricionista clínica na área hospitalar. Como sempre trabalhei em hospitais gerais, ou seja, hospitais que trabalham com as mais diversas patologias, aprendi na prática a controlar e tratar doenças através da alimentação.
Em 2015, decidi que queria mudar de vida (deve ter sido a crise dos 30). Queria mudar de país, queria viver outras áreas da nutrição, queria coisas diferentes, acho que todo mundo já passou por este momento, uns mais intensamente do que outros. E se ainda não passou, talvez ainda passará. Pois então a partir desse ano, meu marido e eu começamos a estruturar nossa vida para mudança de país. Além disso me matriculei em um curso de pós graduação em nutrição funcional na atividade física, o que me ajudou a ampliar meu horizonte e me fez perceber que eu poderia ajudar muito mais pessoas prevenindo doenças com a alimentação e não somente tratando doenças.
Ainda em 2015, escolhemos um país, fizemos um plano de ação, que tinha que ser muito bem planejado, visto que temos um filho pequeno. Como todo planejamento que fiz na vida até hoje, começou de um jeito e terminou de outro. Em 2015 queríamos ir para o Canadá, depois em 2018, acabamos vindo pra Portugal, mais precisamente para o Porto, visto que meu marido já tinha a nacionalidade portuguesa, então isso facilitou e influenciou um pouco a nossa decisão, além de ter a facilidade da língua.
Logo que cheguei em Portugal, tive que tratar de fazer todo o processo para ser apta a trabalhar como nutricionista aqui. Fiz minha equivalência de diploma pela Universidade do Porto, o que tenho que agradecer muito a todos os envolvidos da FCNAUP, por ter um processo descomplicado e transparente. Com o “diploma português” dei entrada na Ordem dos Nutricionista. Todo esse processo é demorado. Enquanto não era habilitada para trabalhar como nutricionista, fiz o que deveria ter feito quando era jovem e solteira, trabalhei como garçonete!! Logo depois, comecei a trabalhar com uma empresa de suplementação brasileira, que veio para Europa. Empresa esta que eu já conhecia os produtos e sabia que era de confiança. Em outubro de 2018, finalmente consegui minha inscrição na Ordem dos Nutricionistas aqui em Portugal e em novembro já comecei os atendimentos. O que pra mim foi muito gratificante ver a aceitação do povo português, o que não vou negar, era até então uma preocupação pra mim.
2018 foi pra mim um ano de muito trabalho, muito expectativa. Acho que foi o ano que mais fiz coisas na vida. Espero que 2019 seja igual.
Vou usar este espaço para falar sobre nutrição e quem sabe continuar ajudando pessoas, mesmo as que estão distantes.
Até mais!